Atletismo nas escolas, garimpando valores e praticando cidadania!
A família do atletismo paulista entende que a escola deve ser o celeiro de descoberta de novos talentos do esporte, cuja prática envolve mais saúde, educação, cultura e inserção social para a sociedade.

É para o estabelecimento de ensino que o eixo, ou seja, a política de desenvolvimento do desporto brasileiro deve se fincar. Só assim faremos do Brasil um País melhor, mais humano e cidadão.

Dentro de tal filosofia, fazemos questão de parabenizar o governador Geraldo Alckmin que, através de sua Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, dirigida com extrema competência por José Auricchio Junior, realiza, desde o último dia 24 de abril último, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo, envolvendo milhares de crianças e adolescentes e centenas de instituições de ensino espalhadas pelas mais diversas regiões.

No ano anterior, a disputa foi levada a efeito com pleno êxito sob a denominação “Estadual Escolar Olímpico”. Em 2013, volta ainda com mais força e novo formato, sempre dentro do objetivo de escolher atletas a serem treinados pelos qualificados profissionais do Centro de Excelência Esportiva.

As dez seletivas regionais serão uma espécie de caça-talentos entre a moçada de 10 a 17 anos.

Os locais de disputa, descentralizados, facilitam o acesso de todos à prática do atletismo. São eles: Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, Presidente Prudente, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto e São Paulo.

Vale ressaltar que a competição organizada pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) e pelo Governo do Estado busca, além de promover integração entre alunos da rede pública de ensino fundamental e médio, futuros campeões, capazes de bem representar o Brasil em provas de pista e campo em competições nacionais e internacionais.

Além dos Jogos Escolares, o atletismo terá mais dois eventos de ponta promovidos pela FPA: as seletivas para os Jogos Escolares da Juventude, que serão disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.

Essa missão com a base fica ainda maior e mais responsável quando se sabe que os escolares de 2013 terão provas específicas para portadores de deficiência física, intelectual e visual, com três etapas em Pirassununga, São Caetano do Sul e Piracicaba.

Esperamos que o êxito obtido na versão 2012 seja repetido e ampliado, motivando a garotada e, também, os profissionais de ensino em torno de disputas saudáveis.

A FPA se sente honrada por participar ativamente do programa e considera que com ações desse nível São Paulo continuará sendo a locomotiva da nação também no esporte, em especial, no atletismo, uma vez que nosso Estado responde por cerca de 80% dos atletas que compõem seleções brasileiras da modalidade em todas as categorias.


Confira o cronograma de competições:

24/04 Presidente Prudente Pista de Atletismo da Unesp 10 a 14 anos
25/04 Bauru Estádio Distrital Antonio Milagre Filho – Av Waldemar G Ferreira , q-9 12 a 17 anos
08/05 Presidente Prudente Pista de Atletismo da Unesp 15 a 17 anos
09/05 São José do Rio Preto Estádio Alberto Andalólo – Av Monte Aprazivel, 2640 – Jd Eldorado 10 a 17 anos
22/05 São Paulo Estádio Ícaro de Castro Melo – Ibirapuera – Av Marechal Estenio Albuquerque Lima, 82 10 a 14 anos
  São Caetano do Sul Centro Esportivo e Recreativo Vila São José - Estrada das Lagrimas, 90 12 a 19 anos - PCD
29/05 Pirassununga Academia da Força Aérea (AFA) 12 a 17 - PCD
12/06 Piracicaba SESI – Av Luiz Ralph Benati,600 – Vila Industrial 12 a 14 - PCD
26/06 Praia Grande Pista de Atletismo Municipal – próximo ao Terminal de Ônibus Tude Bastos 10 a 17 anos
27/06 São Paulo Estádio Ícaro de Castro Melo – Ibirapuera – Av Marechal Estenio Albuquerque Lima, 82 15 a 17 anos
28/06 Campinas Centro de Treinamento de Alto Rendimento – Complexo Swiss Park, km 89,5 15 a 17 anos
10 a 12 anos
10 e 11/08 São Paulo Estádio Ícaro de Castro Melo – Ibirapuera – Av Marechal Estenio Albuquerque Lima, 82 Seletiva Mirim
12 a 14 anos
28 e 29/09 São Paulo Estádio Ícaro de Castro Melo – Ibirapuera – Av Marechal Estenio Albuquerque Lima, 82 Seletiva Infantil
15 a 17 anos

Saudações esportivas,

Mauro Roberto Chekin
Presidente da FPA
FPA. Pensando Gente. Pensando Você!

FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO
Rua Manoel da Nóbrega, 800 - Paraíso - São Paulo - SP - Cep: 04001-002
Fone: (11) 3884-1211




Todos os direitos reservados.
Visite nosso site: www.atletismofpa.org.br