Cresce o número de corridas de rua com alvará da FPA
Nessa entrevista, o presidente da Federação Paulista de Atletismo, Mauro Roberto Chekin, afirma que a entidade fechará 2013 com 70% das provas, realizadas no Estado de São Paulo, oficializadas.
A FPA já possui dados estatísticos do número de corridas de rua até o mês de julho de 2013?
R. Até o momento (26 de julho) nós tivemos 163 provas realizadas com alvará expedido pela nossa entidade, o que representa uma evolução de 9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A estimativa permite afirmar que terminaremos 2013 com cerca de 320 provas oficiais, ou seja, com alvará, em todo o Estado de São Paulo.
E o número de participantes?
R. Até o momento, contando só as provas devidamente supervisionadas pela FPA, computamos 250 mil inscritos. Ou seja, a prática da corrida de rua continua sendo um fenômeno, com participação crescente por parte da população bandeirante.
O número de corridas com alvará, portanto, está crescendo?
R. Podemos afirmar que fecharemos o ano em exercício com mais de 70% das provas sendo realizadas de forma oficial, ou seja, com alvará.
Qual a importância do alvará?
R. Primeiro gostaríamos de salientar que no início de 2013 fizemos publicar, em nosso site, um simulador de valores para uso dos organizadores. Isso deu transparência às ações da FPA no segmento corridas de rua e evitou ruídos, muitas vezes mal intencionados. Com as regras estabelecidas, estamos obtendo reconhecimento e sucesso.

É importante ressaltar que a FPA é a representante da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e da IAAF (International Association of Athletics Federations) em São Paulo. Isso é uma verdadeira chancela de credibilidade para qualquer evento. Se a prova tiver alvará, o participante poderá estar certo de que sua corrida não será uma aventura, pois contará com supervisão técnica competente e mundialmente reconhecida.
A FPA está fazendo alguma coisa para profissionalizar ainda mais as corridas de rua?
R. Além de permanentes contatos com os organizadores sobre a importância de uma prova segura, estamos planejando algumas vantagens para o atleta que queira se filiar aos quadros da FPA na qualidade de corredor de rua.

Por esse plano, o interessado pagaria R$ 30,00 anualmente e teria acesso a assistência odontológica, fisioterápica e até a descontos em algumas provas. As negociações estão bem adiantadas e esperamos, com isso, alcançar a meta de 50 mil corredores filiados em nossos cadastros.
FPA. Pensando Gente. Pensando Você!

FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO
Rua Manoel da Nóbrega, 800 - Paraíso - São Paulo - SP - Cep: 04001-002
Fone: (11) 3884-1211



Todos os direitos reservados.
Visite nosso site: www.atletismofpa.org.br