Cresce percentual de corridas de rua com alvará da Federação Paulista de Atletismo



No período compreendido entre novembro de 2012 e novembro de 2013, a Federação Paulista de Atletismo (FPA), através de seu Departamento de Corridas de Rua, obteve um grande êxito em suas estatísticas: o aumento de 11% no número de provas do gênero realizadas com o devido alvará expedido pela entidade.

Foram exatas 345 provas efetivadas no Estado de São Paulo com a devida chancela da FPA, envolvendo 511.698 participações, das quais, 341.516 no masculino e 170.182 no feminino.

É algo a se comemorar, pois a FPA é em terras paulistas, a lídima representante da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e da IAAF (International Association of Athletics Federations).

Isso significa que o atleta de corridas de rua, quando sabe que determinado evento tem o reconhecimento da FPA, não está fazendo de sua prática esportiva uma aventura. Afinal, a entidade trabalha com conceitos mundialmente recomendados, assegurando qualidade técnica e, principalmente, segurança.

2013 vai chegando ao fim. Em janeiro, pretendemos tornar público um balanço minucioso da prova de atletismo que mais cresce no Brasil. Não só do atletismo, aliás. Em número de aficionados, supera de longe o interesse da população por outras modalidades esportivas.

Um dado importante, todavia, já pode ser noticiado.

O número de eventos efetivados no Interior superou as expectativas.

Assim sendo, podemos afirmar que as corridas de ruas permanecem em crescimento, sim. E de forma homogênea, ou seja, catalisando o interesse da população bandeirante em todas as regiões do Estado.

Cremos que a evolução percentual verificada na questão da retirada dos alvarás foi incrementada quando a FPA decidiu publicar, em seu site, uma tabela dimensionando o preço da indispensável chancela para uso dos promotores.

Essa tabela, basicamente, combina o número de participantes de determinada prova com o preço de inscrição.

Num cálculo simples, os organizadores ficam sabendo, de forma rápida e transparente, o valor do alvará para seu evento.

Nós, da FPA, que nesse novembro completamos um ano à frente da entidade, buscamos fortalecer a filosofia de gestão de parcerias junto à iniciativa privada.

Queremos, com o passar do tempo, diminuir a dependência financeira da Federação junto aos poderes públicos.

Nesse sentido, as corridas de rua, em nossos planos, assumem status prioritário.

Queremos profissionalizar o segmento cada vez mais. E conseguiremos envidando esforços para federar o maior número de atletas da prova possível.

Os federados pagarão uma taxa anual de R$ 65,00 tendo direito a benefícios já existentes como acesso a fisioterapia (no Complexo Esportivo do Ibirapuera) e desconto expressivo em assistência odontológica (mediante convênio com a Sorridents). Outras ações estão sendo analisadas para tornar o processo federativo dos corredores ainda mais atraente.

A meta é ambiciosa. Esperamos contar, ao final de 2014, com dezenas de milhares de atletas cadastrados em nossos registros e, com isso, obter divisas para o fortalecimento ainda maior da modalidade em São Paulo.

Concluímos desejando a todos nossos votos de feliz Natal e próspero ano novo, com muito atletismo.

Saudações esportivas,

Mauro Roberto Chekin
Presidente da FPA
FPA. Pensando Gente. Pensando Você!

FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO
Rua Manoel da Nóbrega, 800 - Paraíso - São Paulo - SP - Cep: 04001-002
Fone: (11) 3884-1211



Todos os direitos reservados.
Visite nosso site: www.atletismofpa.org.br