Novo presidente da FPA anuncia medidas para fortalecer o atletismo paulista
Menos de um mês após a posse no honroso cargo de presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), nossa equipe convocou a mídia especializada para uma coletiva, nela delineando algumas das novas ações que pretendemos implantar na entidade.

Tais ações, óbvio, são todas voltadas para fortalecer a prática da modalidade considerada mães de todas as outras, pois lida com movimentos básicos do ser humano, como andar, correr, saltar, arremessar e lançar.

A FPA reúne um dos maiores calendários de atividades (pista, campo e rua) da América Latina.

Para fazer frente à realização de tantos eventos, precisamos buscar recursos junto a entidades públicas e privadas, além de dotar a administração da FPA de criatividade. Só com o dinheiro arrecadado com as  mensalidades dos clubes associados, avançar como pretende a família do atletismo não seria possível.

Isso tudo tem como denominador comum a massificação da prática na sociedade e, principalmente, a uma participação de resultados nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

A adoção de algumas medidas, em caráter de urgência, se faz necessária.

Dentro da filosofia de aproximar o público das realizações, o que se pretende é o de integrar shows atrativos em meio às competições.

Baseado no que ocorre nos esportes americanos, a ideia é a de levar ídolos do esporte, como Fabiana Mürer e Maurren Maggi, para abrilhantar as provas. Os campeonatos serão mais curtos e dividirão espaço com apresentações culturais, como circo, bandas e até peças de teatro.

Estamos convictos de que precisamos fazer do atletismo um espetáculo, sem jamais deixar de lado a parte técnica, lógico.

Uma pesquisa norte-americana revela: 30% das pessoas que vão a jogos da NBA não gostam de basquete. São impactados pelas atrações paralelas, como restaurantes, líderes de torcida, presença de astros do cinema e televisão...

Ora, por que não tentarmos o método? Paulatinamente, estamos certos, ele haverá de vingar. Famílias levarão crianças que poderão se encantar com o esporte e seguir carreira. Muitos ídolos surgem assim, diga-se.
Vamos popularizar ainda mais as corridas de rua, hoje, a opção esportiva de maior popularidade pelo número de participantes.

Segundo pesquisa da FPA, o Estado de São Paulo tem mais de 400 competições do gênero por ano, contando com cerca de 150 mil fieis seguidores.

Vamos criar um circuito específico, baseado na mais absoluta segurança dos participantes pela adoção de conceitos mundialmente estabelecidos.

Fidelizar os atletas amadores será objetivo fundamental. Para quem se federar, nossa proposta é a de oferecer vários benefícios, como atendimento médico, odontológico, fisioterápico e até personal trainer.

Neste novo cenário, a meta da FPA é ter, em seu cadastro, algo em torno de 50 mil federados, com a previsão de dobrar tal número em 2014.

Como é do conhecimento, assumimos a presidência da Federação em novembro do ano passado, em substituição a José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, cuja administração foi coberta de êxitos e acertos.

Dar continuidade a estradas devidamente pavimentadas por Toninho é imperioso, pois indicam rumo certo.

Assim sendo, incrementaremos a prática do atletismo nas escolas, levando saúde, educação, cultura e cidadania aos nossos jovens que, se incentivados, terão tudo para se constituírem em talentos.

Até o fim de nosso mandato, pretendemos entregar mais dez unidades do Centro de Excelência Esportiva, que é referência na formação de novos atletas e tem o apoio do governo bandeirante.
Observamos que há falta de atenção por parte de diversas empresas de material esportivo. Simplesmente elas não demonstram interesse por patrocinar a modalidade.

Os atletas de alto rendimento recebem patrocínio, mas os demais estão desamparados.

Cansados de esperar por parceiros, a FPA vai criar sua própria marca: a Athletics Federation SP.

Estamos, no momento, finalizando o processo de registro da marca e aguardando a autorização legal para começar a usá-la, dentro de uma proposta de marketing agressivo.

A estratégia é a de começar de forma simples, dentro de casa, lançando camisetas, shorts, agasalhos e outros produtos de maior acessibilidade.

Assim, uniformizaremos todos os nossos árbitros e categorias de base com a marca Athletics Federation SP.

Espero que muito em breve nossas lojas já estejam funcionando, tanto a online quanto a física, a ser localizada na própria sede da FPA.

Fácil não será. Mas utópico está longe de ser. Costumamos brincar com o pessoal da Federação dizendo que saberemos do sucesso da marca quando ela estiver sendo pirateada na Rua 25 de março...

Desde já, agradecemos o envio de sugestões dos aficionados do atletismo, dentro do sentido pró-ativo de fortalecermos ainda mais o nosso atletismo.
FPA. Pensando Gente. Pensando Você!

FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO
Rua Manoel da Nóbrega, 800 - Paraíso - São Paulo - SP - Cep: 04001-002
Fone: (11) 3884-1211




Todos os direitos reservados.
Visite nosso site: www.atletismofpa.org.br