Ministro do Esporte e presidente da CBAt anunciam os contemplados do Bolsa Pódio na FPA

A Federação Paulista de Atletismo (FPA) teve a honra de ter sua sede como palco da solenidade em que o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciaram, no último dia 28 de outubro, os nomes dos 19 atletas contemplados com o Bolsa Pódio, do Programa Brasil Medalhas, iniciativa do Governo Federal visando a uma boa participação do País nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A entidade representativa do atletismo bandeirante ficou mais satisfeita ainda ao saber que, dos 19 contemplados, 16 defendem as cores de clubes paulistas, o que definitivamente solidifica São Paulo como a locomotiva do Brasil também na modalidade.

Vale ressaltar que para ter direito à Bolsa Pódio, o atleta, entre outros critérios, precisa figurar entre os 20 primeiros do ranking mundial de sua prova. Isso não é fácil. Demanda muito esforço individual e muita abnegação e trabalho por parte da FPA, cujo Calendário de Atividades é um dos mais completos e recheados da América Latina.

O Governo de São Paulo é fator preponderante em tal sucesso, pois tem programas de incentivo importantes, como o Centro de Excelência Esportiva, grande revelador de talentos, que desenvolve através de sua Secretaria de Esportes, em parceria com a FPA.

O programa
A CBAt receberá, para tocar o programa, R$ 6,5 milhões por ano até 2016. Os repasses serão feitos pela patrocinadora oficial da entidade, a Caixa Econômica Federal.

"Além da preparação da infraestrutura para organizar a Olimpíada do Rio, achamos fundamental contribuir com os treinamentos dos atletas para que possam representar bem o povo brasileiro neste grande evento", lembrou o ministro Aldo Rebelo ao longo do evento. E acrescentou:

"A sugestão feita à presidenta Dilma Rousseff foi aceita de imediato. Esta verba vai ser importante para os contemplados contarem com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, como médicos e fisioterapeutas, poderem viajar para treinar e competir no Exterior."

José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, presidente da CBAt salientou que o apoio complementar é importante.

"Estamos trabalhando para buscar bons resultados, estabelecendo uma filosofia única de preparação das categorias menores até a adulta. O apoio do Ministério do Esporte, do COB e dos nossos patrocinadores é fundamental", comentou o dirigente.

O Programa Bolsa Pódio é um dos instrumentos do Plano Brasil Medalhas, que investirá mais R$ 1 bilhão até 2016 em 21 modalidades olímpicas e 15 paralímpicas, com chances de conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

"A iniciativa não é só mais um recurso financeiro. É a possibilidade de os atletas poderem gerenciar suas carreiras em vários aspectos. No total, 145 atletas serão contemplados pelo Programa", lembrou o secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser.

Os atletas pré-selecionados tiveram o pleito analisado pela CBAt, Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério e pela empresa pública patrocinadora (no do atletismo, é a CAIXA).

Ao término da solenidade foi lembrado que a Federação Paulista de Atletismo cumprirá, no ano que vem, 90 anos de atividades ininterruptas, perfazendo um conjunto de realizações da mais altíssima importância sócio-esportiva.


Autoridades
Várias autoridades estiveram presentes ao evento. Entre elas, Paulo Galli, superintende da CAIXA em São Paulo; Gilmar Tadeu, secretário de Esporte e Turismo de São Caetano do Sul; José Alexandre Pena Devesa, secretário de Esportes de São Bernardo do Campo; Ronan Kayano Genório, representando o secretário de Esportes Lazer e Recreação (Celso do Carmo Jatene), além de dirigentes de clubes com atletas selecionados.

Contemplados
A relação de contemplados é a seguinte (com os atletas de São Paulo frisados em negrito):

Ana Cláudia Lemos (4x100 m)
Franciela Krasucki (4x100 m)

Rosângela Santos (4x100 m)
Evelyn Carolina Santos (4x100 m)
Fabiana Murer (salto com vara)
Keila Costa (salto triplo)
Jucilene Lima (lançamento do dardo)
Bruno Lins (200 m)

Anderson Henriques (4x400m)
Pedro Burmann (4x400 m)
Hugo Balduíno (4x400 m)
Wagner Cardoso (4x400 m)
Mahau Suguimati (400 m com barreiras)
Mauro Vinícius "Duda" da Silva (salto em distância)
Augusto Dutra (salto com vara)
Thiago Braz (salto com vara)
Fábio Gomes (salto com vara)
Ronald Julião (lançamento do disco)
Carlos Chinin (decatlo)


Os treinadores dos atletas também serão beneficiados pelo Programa. À cerimônia compareceram Elson Miranda, Katsuhico Nakaya, Neilton Moura, Evandro de Lazari, João Paulo Alves da Cunha, Paulo Servo Costa e Ricardo Barros.

Mauro Roberto Chekin
Presidente da FPA
FPA. Pensando Gente. Pensando Você!

FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO
Rua Manoel da Nóbrega, 800 - Paraíso - São Paulo - SP - Cep: 04001-002
Fone: (11) 3884-1211



Todos os direitos reservados.
Visite nosso site: www.atletismofpa.org.br